quinta-feira, 3 de maio de 2012

Organizando o Aniversário do Filhote #1

Meu bebê fará 3 anos no dia 30 de maio e cá estou eu começando a organizar a festinha. Tarefa dupla, pois estamos reformando o quintal e a festinha será aqui em casa (dizem que estará pronto até la… é bom acreditar em algo :-P).
O tema foi definido pelo Breninho, apesar de eu não gostar da festa de personagens, ele quer uma festa do Woody e do Buzz. A fase Toy Story. Eu escolhi três cores: azul, vermelho e branco. Dando um maior enfâse para o azul e deixando o vermelho apenas para detalhes. Como na festa abaixo:

Do blog Dani Avelino. Apaixonei por essa mesa!
Agora todo é a mesma briga: a quantidade de comida. Enquanto meu marido economiza (nomalmente falta), eu exagero (normalmente sobra muito). Então acabo usando as contas abaixo (para ver a tabela completa veja o site Tudo para sua Festa):
Festa em horário de refeição com refeição
• É de bom tom oferecer um prato quente pois o horário pede esse complemento.
• Uma boa combinação é de massas com saladas ou outra de sua preferência.
• Quando houver o prato quente o consumo de salgado é um pouco menor.
Crianças• 1 prato de massa
• 1 Prato quente (300gr.)
• 3 a 5 Salgados
   • 2 a 3 Docinhos
   • 1 Bolo (70gr)
   • 3 a 4 Copos de refrigerante (100ml)
Adultos• 1,5 pratos de massa
• 1 Prato Quente (600gr)
• 8 Salgados
• 5 Doces
• 1 Bolo (100gr)
• 5 Copos de refrigerantes
• Água ( 100ml)
• 3 copos de cerveja ( 200ml)
VariedadeO ideal para ficar com uma boa variedade é:
• Salgados: de 6 a 9 tipos
• Doces: de 4 a 6 tipos
• Refrigerante: 3 a 4 tipos
• Cerveja: Com álcool e sem álcool
• Água mineral: com gás e sem gás
• Crianças
Quantidade de crianças - Na hora de calcular a quantidade de comida, você deve contar cada 2 crianças como 1 adulto.
•  Quando há muitas crianças na festa: Em uma festa quando houver  muitas crianças. Pensem na possibilidade de preparar um cardápio especial para eles. Que tal mini pizzas, batatinhas fritas e pequenos hambúrgueres?
Quantidade de jovens, homens e mulheres
• Em geral, os jovens comem mais do que as pessoas mais velhas e os homens comem mais do que as mulheres.
Salgadinho
Salgadinho -  Leva-se em consideração que algumas comem menos de 5 salgadinhos, outras comem mais de 15 salgadinhos.
Coquetel - Quando servimos somente coquetel, deve-se contar  de 15 a 18 salgados por pessoa. se servimos um prato quente com o coquetel, esta quantidade diminui  para 12 a 15 salgados por pessoa, e se houver jantar completo,  calcula-se uma média de 6 a 8 salgados por pessoa. (Essas quantidades são para eventos bem servidos )
Aperitivos - Se antes do almoço ou jantar houve muitos aperitivos, as pessoas irão comer menos do prato principal.
Prato Principal
Prato Principal - Se o prato principal for fraco, ou não agradar, a sobremesa vai ser mais consumida.
No caso de um almoço/jantar, se haverá ou não coquetel - Se houver coquetel precedendo o almoço ou jantar, as pessoas comerão menos do prato principal.
Doces e bolos
Doces - Para os docinhos quando são servidos depois da sobremesa, calcula-se  3 por pessoa; sem sobremesa calcula-se de  6 docinhos por pessoa. O cálculo do bolo para um jantar com sobremesa é de mais ou menos 60grs. Por pessoa, já para um evento sem sobremesa é de 100grs. Por pessoa.
Doces e bolos - Se houver muitos docinhos, os convidados comerão menos bolo.
Bolo - Se a festa for no estilo bolo com champanhe, calcule uma fatia por convidado. Se for almoço ou jantar divida o número de convidados por dois.
Lembrancinhas 
• Elas são entregues somente para as mulheres, mas acredite, isso significa em média 60% dos convidados. As lembrancinhas comestíveis com amêndoas (sempre em número ímpar para dar sorte), envolvidas em saquinhos de tecido enfeitados ou pequenos objetos de porcelana, cristal ou biscuit.
 Essa é só a primeira parte, ainda faltam muitos detalhes, mas aos pouco vou colocando o resto do planejamento…

3 comentários:

  1. Vou guardar esse post, bem explicativo. E sua organização da mesa ficou linda!!!
    Beijos!!!
    http://crisgms.blogspot.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!!
    E a mesa ficou muito linda! To amanda cada vez mais estas decorações estilo clean!!!
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Oi Livia!
    Nossa!Quanta organização antecipada para o aniver do seu pequeno?!rs*
    Isso é bom!Assim não fica nada de fora,né?!
    Adorooo Woody e Buzz!Matheus também!Será uma festa linda!você vai ver!
    Obrigada pela visita!#amigacomenta!
    Beijos e boa semaninha!
    Danny e Matheus
    www.mamysdematheus.blogspot.com

    ResponderExcluir